CAJON SALVADOR



Aqui nós vamos falar de tudo. Não apenas de fotos e arte, mas qualquer assunto que possa ser entendido como expressão humana, ou seja, estamos falando de arte do mesmo jeito. E podemos retratar estas expressões com fotos, vídeos, gravuras... Então voltamos a falar dentro do assunto artes e fotos, do mesmo jeito. Já que a plasticidade hoje foi transferida para o computador, como resultado do avanço tecnológico.

Assim sendo, agora vou falar do Cajon Salvador - curiosa ferramenta e instrumento musical - pois a procura tem sido grande e dentro da evolução da internet, ainda é curioso como seu surgimento ainda é cercado com grande interesse, e seu processo de fabricação também desperta grande atenção.

O Cajón, do Peru à Andalusia.

O Cajón é um instrumento de percussão introduzido recentemente na música do flamenco. Suas origens são Peruanas, Afro-Peruanas para ser preciso, como foram inventadas pelos escravos africanos que foram transferidos à vice-realeza de Peru, que usou as caixas que carregavam a mercadoria como instrumentos musicais.
O Cajón fez somente sua aparência na música flamenca nos 70´s, quando foi introduzido por Paco de Lucía. Desde então, o Cajón Peruano tem-se adaptado progressivamente às necessidades do flamenco, nos termos de som e ritmo, porque requer os mais elevados sons do que fora produzidos pelo projeto Peruano original. Em um período curto, o Cajon se estabeleceu firmemente no flamenco e no mundo.

A história do cajon que é a palavra espanhola para caixa, foi parte da música Afro-Peruana desde o século 19. Instrumento original do Peru colonial, surgiu quando os escravos - cujos ritmos africanos tinham sido proibidos por seus mestres - usaram para tocar seus ritmos caixas de madeira, ou fundos de gavetas para carregar frutas. O Cajón foi adicionado mais tarde oficialmente à instrumentação do “criollo dos vasalos”. É agora um emblema nacional para os Peruanos, e uma parte indispensável de todo aparato para executar a música popular tradicional do Peru. O desenvolvimento dos cajones pode claramente ser seguido a um nome, Paco de Lucia, guitarrista de flamenco. No princípio dos anos 70, o embaixador espanhol em Lima-Peru preparou um festa com Paco, onde formara uma banda Peruana tradicional executada com a utilização do cajon. A música Flamenco compreende muitos ritmos diferentes que são tocados normalmente pelo guitarrista que golpeia o corpo da guitarra. Nesse partido, Paco de Lucia pediu que seu percussionista Ruben Danta tocasse o “Buleria” no cajon, que é um dos ritmos usados no flamenco. Conseqüentemente, Paco levou o cajon com ele de volta a Espanha. Os sons curtos e graves que podem ser tocados no cajon são perfeitos para a música flamenca, porque esse som se relaciona naturalmente ao sapateado e as palmas característicos da dança.

O Cajón do flamenco começou na percussão do flamenco devido a sua boa relação de preço-qualidade. Este instrumento de percussão foi projetado depois do estilo do cajón Peruano. O sistema de bordonera - cordas do fio ou do aço que salta de encontro ao tampo mais baixo, produzindo uma distorção - os chocalhos e o material feito, dá ao cajón uma definição clara para seus sons agudos e graves, com volume e energia.

Texto original em Inglês e Espanhol aqui

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