Monografia completa do Cajon - história definitiva! PARTE II

CAPÍTULO IV

O CAJÓN e seu lado científico

O Cajon Peruano tem propriedades acústicas interessantes que é usado como acompanhamento de música instrumental e / ou cantada por com raízes no Peru. Este instrumento atualmente a ser construído com base no conhecimento em forma empírica, não obtendo sempre as características desejadas. Até o momento, foram realizados estudos no Cajon Peruano do ponto de vista da sua execução.

Os resultados deste estudo mostraram claramente que este instrumento pode ser estudada e que é possível resolver alguns problemas práticos em um projeto, incluindo a minimização da interação dos lados com o placa da frente, que atinge um tom de maior alcance, é possível tirar a afinação do instrumento.

Concepção do modelo

O cajon peruano consiste basicamente de um ressonador Helmholtz ativado pela energia irradiada dentro de si, devido aos impactos que são aplicados sobre a placa frontal na hora de tocar.

Como é sabido, a placa frontal deverá apresentar infinitos modos de vibração que o mesmo irá influenciar o timbre do instrumento, mas apenas o primeiro modo à placa frontal ativa o ressonador, que se manifesta como um aumento súbito da pressão acoplado a ressonância do ressonador (cajon - ducto), quando medido com um microfone na boca do duto.

Este resultado é esperado se você levar em conta que o ressonador, por natureza, apresenta um desempenho do filtro passa banda que impede a radiação mais elevada desde o fim-de modos a chapa. Devido a este comportamento do instrumento pode representar um modelo elétrico capaz de prever radiação discretas na boca do duto.

Análise da placa frontal

A Figura 2 mostra a função de transferência de aceleração da taxa - vazado (inércia), a partir do placa frontal a 400Hz. Neste panorama é clara sobre as amplitudes e freqüências de ressonância dos primeiros dois modos. A Figura 3 mostra uma perspectiva de forma tridimensional destes dois modos, obtidos através de análise modal experimental.



Figura 1: Esquema do Cajon Peruano, a Figura 2: Funções de Transferência

Figura 3: visão tridimensional

A medição foi realizada para investigar o efeito de condições e modos de interação com as outras chapas que compõem o instrumento. Houve um fraco efeito da interação, que é insignificante quando comparado com os resultados experimentais da análise. É interessante notar que, embora seja verdade não interage diretamente com os rumos da placa frontal ao mudar a sua forma, os modos dos lados “colorem” o som do instrumento.

Modelo elétrico equivalente

Uma vez que apenas a primeira modalidade da placa frontal ativa o ressonador, pode representar uma aproximação para a placa em sua primeira animação por um pistão de área, massa, e força equivalente, capaz de irradiar a mesma pressão sonora que o próprio prato. Os valores são determinados a partir do papel da impedância mecânica.

Ao comparar o nível de pressão sonora simulados com contagem dele na boca do duto, que é observado, conforme apresentado na Figura 4, que no pico de uma frequência mais baixa do que no caso simulado a amplitude dos medidos.

Analisando o material da placa frontal que é normalmente feita de madeira compensada e madeira (compensado) concluiu que o modelo deveria ser substituído por um modelo viscoelástico [2].

A Figura 5 mostra o circuito elétrico equivalente do Cajon Peruano, que inclui os efeitos do cajon, assim como a perda do seu duto.

Fig.5 circuito elétrico equivalente tipo impedância cajon peruano

RESULTADOS

O Cajón Peruano como muitos instrumentos de percussão não tem um tom sustentado, no entanto tem um fundo em tom bem-marcados tons de baixa freqüência e de meia-freqüência, dependendo do ponto onde ele está movendo. Estes tons são combinados na performance musical. Experiências com maior rigidez nas placas secundárias do Cajon Peruano, é favorecida a vibrar a placa frontal de uma forma mais prolongada e minimizar o acoplamento.

CONCLUSÕES

1. O jogo entre as curvas simuladas e medidas é bom.

2. A partir deste modelo, e após consulta com especialistas em realizar este instrumento será possível propor uma teoria da concepção, sem recorrer ao método de tentativa e erro.

3. Variando o tamanho da abertura e da espessura da pele, é possível sintonizar e afinar a pele e a abertura.
4. É possível desenvolver um modelo elétrico discreto que permite prever o nível de pressão sonora irradiada pela abertura do Cajon Peruano.

CAPÍTULO V

Tipos e usos do Cajon












EL CAJÓN ES PERUANO

Por sua deslumbrante vitalidade e versatilidade, o Cajon transcendeu a música peruana e foi liderada por músicos peruanos e estrangeiros, em diferentes lugares do mundo. Os percussionistas têm adotados e adaptados aos seus diferentes ritmos, com grande sucesso.

Mas "o modo e a forma de tocar, é peruano", como afirmou Susana Barca. Ela e seu músicos tiveram de se esclarecer que o Cajon é peruano, muitas vezes em suas excursões artísticas. Atualmente, o Cajon pode ser adquirido em muitos sites da Internet que se caracterizam como Cajon, incluindo "Modelo Peruano".


O cajon que mais espalhou internacionalmente, tem duas cordas no interior, com base no cajon, versão moderna que tem muita aceitação internacional, e mesmo que seja construído no Peru "para a exportação."

"Há artesãos em Espanha e nos Estados Unidos, que fabricava o cajon, mas não faz o mesmo som, porque Cajon peruano é o único, está musicalmente enraizada na nossa cultura, e que são nossos musicos que vão iniciar esses sons em qualquer outro lugar, eles vão buscar " .

John "Cotito" Medrano

Aqui estão alguns exemplos de aplicação extrangeira musical:

O Cajon "FLAMENCO"

Um dos melhores artistas peruanos de Cajon, Caitro Soto, que desde muito jovem tem trabalhado com Chabuca Granda, diz-nos como em uma de suas viagens à Espanha, o Cajon cativou o público pois nunca antes tinham visto na Espanha. Mais tarde, Paco de Lucía, virtuoso violonista flamenco durante sua viagem a Lima... Observou com interesse o instrumento. Caitro Soto conta pessoalmente como deu de presente um cajon à Paco de Lucía, quem não satisfeito com um, também comprou uma segundo cajon e os levou para a Espanha e começou a introduzi-la no flamenco.


Hoje, descobrimos que o Cajon é amplamente utilizado no flamenco como uma ferramenta de "regra", em simultâneo com as tradicionais palmas das mãos, ou até mesmo à substituir.

Características do Cajon flamenco

A característica que mais diferencia à maioria de um modelo dos outros é o sistema de bordões. De fato o som é enriquecido pela colocação de objetos metálicos no interior, apoiados ou grudados na tampa.

O Cajon tem sido o resultado de várias experiências que executamos tanto vertical como horizontalmente, adiciona-se duas cordas de guitarra no buraco, e executado com Baquetas de música, ou "escovas". Bordões de percussão, cordas de violão, sinos e objetos similares servem para esse fim. Em alguns casos, não se põem e o som é mais limpo, com os bordões em posição, no entanto, um som semelhante a uma caixa de bateria. Foram construídas em outras versões, que também assume a forma de uma pirâmide truncada ou trapezoidal.

Esquema de um Cajon modelo Flamenco



Narra a compositora e cantora peruana Susana Baca, que em uma de suas performances em um festival em França, a banda dele foi apresentada como “uma banda peruana que toca guitarra espanhola e cajon espanhol”, que ganhou uma rápida declaração da senhora Susana Baca.
Da mesma forma, Juan Medrano Cotito, observou que os espanhóis “tocam com a palheta, no topo do instrumento, mas não têm os sons graves dos cajones peruanos, e o modo de tocar também difere. Então quando eles entram no Peru levam os cajones daqui.”

O Cajon do Caribe

Muitas vezes confundida com o nosso cajon é a “caixa” Caribenha, porque quando esta é grande, ou "caixa trono" é horizontal, é também chamado de cajon. Esta caixa é utilizada para acompanhar os diversos ritmos Caribenhos, como Guajira, e Guaguancó, mas "não se chegar a proeminência do cajon Peruano" João Medrano Cotito.


Cajoneros Nacionais de destaque

Um dos primeiros expoentes do cajon foi o Gancho Arciniegas. Ele foi o primeiro a introduzir-lo para a Valsa. Mas há muitos que seguiram os passos dele com seus talentos e enriquecam a execução do presente nobre instrumento, entre os quais devemos destacar Caitro Soto, Eusebio "Pititi" Sirio, Julio "Chocolate" Algendones, Juan "Cotito" Medrano, e toda uma geração de artistas da música negra e cajoneros, como são os membros da família Santa Cruz, e os membros da geração dos Campos. Para elas vai a nossa humilde homenagem a partir dessas linhas.



Feliz Casaverde, Rolando Campos, Carlos "Caitro" Soto

Talvez porque o homem tem vindo a perder a sua capacidade de se comunicar com os elementos naturais, é que, ocasionalmente, alguns feitos nos causa profunda admiração. Isso acontece quando vemos uma pessoa a produzir essa arte, ou trabalhar eficazmente com elementos naturais.


Neste caso, a percussão de Maria del Carmen, em outras palavras, a sensação de que Maria é mestre em colocar na sua percussão, onde interagem com a sua natureza e a sua energia. Este, juntamente com seu ritmo contagiante de alta qualidade e bom gosto, tornou-se a melhor percussionista que tem no Peru. Na sua obra musical, ela também traz inteligência, paciência, temperamento e vigor interpretativos.

Estas qualidades são de surpreender o ouvinte e tem recebido expressões como "música feita para mulher", "a melhor percussionista do Peru e do mundo." É verdade que Maria ganhou não só o público, mas os músicos que trabalham com ela, por sua requintada sensibilidade aplicada à música, e considerada uma artista e um ser humano maravilhoso. Seu toque, talento de sobra, que é muito pessoal e inteligente, além de oferecer muito mais profissionalismo, limpeza e segurança em tudo que ele faz. Esta é a razão pela qual muitos artistas tem a oportunidade de ter ela sobre um palco.


Cajoneros de destaque internacionais

CONCLUSÕES

* O Cajon peruano simples na forma e, por sua vez, é um instrumento muito versátil que pode ser perfeitamente adaptado para diferentes estilos de música.


* Para os peruanos, não há dúvida sobre a origem do cajon, mas muitos não têm outro argumento em apoio da sua origem, em vez de dizer: "El Cajon é do Peru," é necessário ter um sólido conhecimento, que nos permite dizer ao mundo: "El Cajon es del Peru"

* A construção deste instrumento tem evoluído bastante nos últimos anos, principalmente pela necessidade de incorporar novos sons para o cajon, o que lhe permitiu obter um melhor desempenho em outros estilos musicais, ou dar algum tipo de valor aumentando no momento de seu comércio.


*BIBLIOGRAFIA*

1. *BACA, Susana; BASILI, Francisco y PEREIRA, Ricardo* . /Del fuego y del agua
. El aporte del negro a la formación de la música popular peruana/
. Lima, Editora Pregón, 1992.


2. /De cajón. Caitro Soto. El duende en la música afroperuana/ .Lima, Servicios Especiales de Edición, Empresa Editora *El Comercio* , 1995


3. *SANTA CRUZ, Nicomedes* . /Su majestad «el cajón»/ . *El Comercio*, Suplemento ominical, 4 de diciembre de 1969.


4. ** *Santa Cruz Rafael* , /El Cajón Afroperuano/ . Lima – Perú


5. *www.cajondg.com*

6. *http://www.desco.org.pe/publicaciones/QH/QH/qh110ma.htm#Nicomedes*

7. *www.elcomoercioperu.com.pe*

8. *http://www.juntadeandalucia.es/averroes/cavaleri/musica/webquests/cajon/conclusion.htm*

9. *www.musicaperuana.com/cajon*

JOSE OSWALDO SANCHEZ BAZAN
oswaldo_sb[arroba]hotmail.com


UNIVERSIDAD NACIONAL DE INGENIERIA


Texto espanhol original: El cajón es del Perú

Comentários

Postagens mais visitadas