Presidentes Lula e Alan García (Peru) tocam cajón Peruano

Este fabuloso instrumento de percussão típico peruano - já não é novidade aqui para nós no Brasil - continua agradando e aumentando o número de apaixonados por ele e sua cultura.

Foto: Pilar Olivares/Reuters

Agora - vale apena lembrar de novo a data – nosso presidente Lula também se juntou a nós fazendo coro e ritmo no cajon, durante visita oficial ao Peru em 17 de Maio de 2008. Acima Lula conhece e toca o cajon, instrumento típico peruano, ao lado do presidente do Peru, Alan García.

Cajon nas Escolas de Samba.

"Serei eu quem vai introduzir o cajon musical peruano nas escolas de samba do Rio de Janeiro, espero que seja lembrado por isso e por outras coisas" - brincou García, o presidente peruano que deu a Lula mil cajones para que sejam distribuídos nas escolas de samba do Rio de Janeiro.

Esperto este García que entende muito bem que uma das principais formas de influenciar um povo é através da música e da arte. Poderia muito bem o nosso Lula fazer o mesmo com nossos instrumentos brasileiros e levá-los, talvez para o “Tio Sam”, na sua próxima conversa com o presidente Barack Obama, seguindo exemplo de alguns bravos capoeiristas desbravadores, que levaram muito mais de nossa cultura para os gringos do que muito mais se poderia fazer em outras esferas e meios diplomáticos.

Ficam aqui a sugestão e os exemplos de García e de nossa Capoeira como lição diplomática.

Os dois governantes não resistiram à tentação de se transformar em músicos improvisados e juntaram-se a um grupo de peruanos para tocar "Tico Tico no Fubá" junto a jovens brasileiros, com a ajuda de bongos, atabaques e maracás típicos dos dois países.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Abr

Comentários

Postagens mais visitadas