Empowerment - revolução social a partir de mundos altamente conectados


REVOLUÇÃO SOCIAL EM MUNDOS ALTAMENTE CONECTADOS


Empowerfulness Empowerment Empowerfulness Empowerment Empowerfulness Empowerment

O único modo de regulação baseado na liberdade é a democracia.
A democracia é uma luz na escuridão. Mas não é a luz de um holofote e sim a luz de pequenas velas...
Não precisa combater.
Basta ocupar e resistir.


Quando milhões ocupam, não há poder que resista...


 

As quatro grandes descobertas 

1 - Tudo que interage clusteriza
2 - Tudo que interage pode enxamear
3 – Tudo que interage clona
4 - Tudo que interage se aproxima

Small is Powerful



Metallica - Freeze 'Em All: Live in Antarctica (FULL CONCERT) [HD]¹ com direito a Beattles em https://youtu.be/2Hi2u98VKxc?t=41m59s

Nunca a humanidade dependeu tanto da rede social


"E então ocorrerá um brutal amassamento do tamanho social do mundo, com a drástica redução dos graus de separação, mudando a natureza daquilo que chamamos de sociedade humana. Tudo isso, parece óbvio, estilhaçará o velho mundo único que naufraga vítima de sua própria contradição fulcral: a paz não pode ser mantida e gerida por unidades de governança desenhadas para a guerra. Mas não parece haver outra saída para essa época de mudanças (e de contra-mudanças) que estamos vivendo senão uma mudança de época".


This animated map shows how humans migrated across the globe.
Posted by Business Insider on Quinta, 21 de maio de 2015




fonte: http://www.slideshare.net/augustodefranco/nunca-a-humanidade-dependeu-tanto-da-rede-social 

CASA GRANDE E SENZALA SÉCULO XXI


"Se fosse preciso provar através de exemplos o perigo de se submeter o ensino à autoridade, nós citaríamos o exemplo destes povos, nossos primeiros mestres em todas as ciências, Indianos, Egípcios, cujas antigas experiências nos espantam ainda, em que o espírito humano fez tanto progresso, em tempos dos quais nós não podemos nem mesmo fixar a época, e que recaíram no embrutecimento da mais vergonhosa ignorância, no momento em que a potência religiosa incumbiu-se do direito de instruir os homens. Nós citaríamos a China que nos precedeu nas ciências e nas artes, e onde o governo subitamente interrompeu seu progresso, desde milhares de anos, fazendo da instrução pública parte de suas funções. Nós citaríamos a decadência em que caíram de repente a razão e o gênio entre os Romanos e entre os Gregos, depois de terem se elevado ao mais alto grau de glória, assim que o ensino passou das mãos dos filósofos às dos padres. Temamos, a partir destes exemplos, tudo o que puder entravar a marcha livre do espírito humano. A qualquer ponto que ele tenha chegado, se um poder qualquer suspende o seu progresso, nada pode nos proteger da volta dos mais grosseiros erros, ele não pode parar sem voltar para trás: e a partir do momento em que lhe assinalamos objetos que ele não poderá observar nem julgar, este primeiro termo posto à sua liberdade, deve levar a temer que em breve não lhe reste mais nada à sua servidão. Além disso a própria constituição francesa nos obriga a esta independência de forma rigorosa. Ela reconheceu que a nação tem o direito inalienável e imprescritível de reformar todas as suas leis: ela quis então que na instrução nacional, tudo fosse submetido a um exame rigoroso. Ela não deu a nenhuma lei a irrevogabilidade por mais de dez anos. Ela quis então que os princípios de todas as leis fossem discutidos, que todas as teorias políticas pudessem ser ensinadas e combatidas, que nenhum sistema de organização social fosse oferecido nem ao entusiasmo nem aos preconceitos, como o objeto de um culto supersticioso, mas que todos fossem apresentados à razão, como combinações diversas dentre as quais ela tem o direito de escolher. Teríamos realmente respeitado esta independência inalienável do povo, se tivéssemos nos permitido fortalecer algumas opiniões particulares com todo o peso que pode dar um ensino geral; e o poder que se tivesse arrogado o direito de escolher estas opiniões não teria verdadeiramente usurpado uma porção da soberania nacional. O plano que apresentamos à assembleia foi elaborado a partir do exame do estado atual das luzes na França e na Europa, a partir daquilo que as observações de muitos séculos puderam nos ensinar sobre os passos do espírito humano nas ciências e nas artes; enfim, a partir daquilo que podemos esperar e prever de seus novos progressos. Nós procuramos o que pudesse contribuir de forma mais segura a lhe dar uma marcha mais firme, a tornar seus progressos mais rápidos. Virá, sem dúvida, um tempo em que as sociedades de sábios, instituídas pela autoridade, serão supérfluas e, a partir de então, perigosas. E todo estabelecimento público de instrução terá se tornado até mesmo inútil: será o tempo em que nenhum erro geral será ainda temido, em que todas as causas que apelam ao interesse ou às paixões em socorro aos preconceitos terão perdido a influência; em que as luzes estarão difundidas com igualdade e em todos os lugares de um mesmo território, e em todas as ciências e as aplicações das ciências serão igualmente libertadas do jugo de todas as superstições e do veneno das falsas doutrinas; em que cada homem, enfim, encontrará, em seus próprios conhecimentos, na retidão de seu espírito, armas suficientes para rechaçar todas as artimanhas do charlatanismo: mas este tempo está ainda distante; nosso objeto deveria ser prepará-lo, acelerar sua época; e, trabalhando para formar estas novas instituições, tivemos que nos ocupar incessantemente de apressar o instante fortuito em que elas se tornarão inúteis".

CONDORCET, Marquês de (1792). Relatório de projeto de decreto sobre a organização geral da instrução pública in Hippeau: A Instrução Pública na França durante a Revolução.

Quando as eleições conspiram contra a democracia


"A democracia é um movimento de desconstituição de autocracia. Ou seja, é o processo de democratização. Só por isso podemos chamar com a mesma palavra (democracia) o processo que ocorreu entre 509 e 322 em Atenas (e, talvez, adjacências), naquela experiência fundante que foi ensaiada pelos antigos gregos para retirar do poder a tirania de Psístrato e seus filhos (e impedir a sua volta) e as tentativas dos modernos de refrear o poder despótico de Carlos I, na Inglaterra (quando a democracia foi reinventada como democracia representativa, constrangendo-se a ser uma forma de administração de uma estrutura guerreira, nascida da paz de Westfalia, chamada Estado-nação), ou às tentativas de estabelecer regimes ex parte populis em outros lugares da Europa e, sobretudo nos Estados Unidos. Foi essa segunda democracia que se expandiu, notadamente no século 20, para outros países, constituindo Estados democráticos de direito minimamente capazes de observar a liberdade, a publicidade ou transparência, a eletividade, a rotatividade ou alternância, a legalidade e a institucionalidade e, como consequência de todos esses princípios ou critérios, a legitimidade. Mas as democracias realmente existentes (coexistindo num mundo onde remanescem 60 ditaduras e pouco mais de um centena de regimes híbridos: autocracias em processo de democratizaçação, democracias em processo de autocratização, protoditaduras, democracias flaweds e democracias parasitadas por governos neopopulistas manipuladores) não são regimes perfeitos. Nelas o processo de democratização (que é, de fato, o que devemos entender quando falamos de democracia) é fortemente constrangido pelas remanescências hierárquicas e autocráticas que estão presentes no Estado-nação. Assim, remanescem também, em maior ou menor grau, quistos autocráticos, dinâmicas autocráticas e, consequentemente, comportamentos autocráticos nas democracias realmente existentes (em especial aqueles voltados para a guerra, quer dizer, para a construção e manutenção de inimigos como pretexto para organizar cosmos sociais segundo padrões hierárquicos regidos por modos autocráticos de regulação: seja a guerra quente, seja a guerra fria, seja a política praticada como arte da guerra, quer dizer, como continuação da guerra por outros meios). Acrescente-se que mesmo essas tentativas fugazes de adotar a democracia (ou experimentar processos de democratização) nunca conseguiram se exercer no plano internacional, onde vige a política do equilíbrio competitivo ou realpolitik (que é autocrática). Portanto não há um modelo de democracia que possa servir de referência para se dizer o que é e o que não é democracia. Toda vez que o processo de democratização consegue, mesmo intermitentemente, prosseguir, dizemos que estamos numa democracia, devendo-se entender por isso o seguinte: estamos conseguindo tornar modos de regulação de conflitos menos autocráticos e padrões de organização menos hierárquicos, nada garantindo, porém, que vamos definitivamente para o céu: sempre pode haver retrocesso quando - no caso da democracia dos modernos (a democracia representativa realmente existente nos países que a adotam) - restringe-se a liberdade, viola-se a publicidade, frauda-se a eletividade, falsifica-se a rotatividade, descumpre-se a legalidade e degenera-se a institucionalidade". "Cabe frisar que se a democracia, no sentido forte do conceito, é um movimento de desconstituição de autocracia, tal processo se fragiliza toda vez que as eleições são usadas contra esse sentido. Como isso está ocorrendo com frequência, o sistema representativo está batendo nos seus limites. Sistemas eleitorais em países que não são democráticos estão sendo usados contra o processo de democratização que emerge das manifestações das sociedades por mais liberdade".


"O que significa tudo isso? Significa processos (formais) eleitorais conspirando contra o processo (substantivo) de democratização. É claro que - nos países formalmente democráticos - devemos defender a democracia que temos contra qualquer tentativa de autocratização. Mas sem deixar de reconhecer que a democracia que temos não está mais conformando um ambiente muito favorável à caminhada em direção à democracia que queremos. O que significa que o sistema não pode ser consertado por dentro, elegendo-se pessoas boas, como recomendam os que querem congelar uma forma de democracia (a democracia representativa) surgida no século 17.
A questão é a continuidade do processo de democratização e não a manutenção de um modelo. A continuidade do processo de democratização (ou de democratização da democracia) precisa das formas atuais da democracia realmente existente, mas não terá solução nos ambientes configurados por essas formas. Ou seja, se os problemas da democracia representativa não podem ser resolvidos com a abolição da democracia representativa, eles também não podem ser resolvidos nos marcos da própria democracia representativa. Os ápices da democracia estão hoje, portanto, nas novas experimentações de democracia que sejam: mais distribuídas, mais interativas, mais diretas, regidas mais pela lógica da abundância do que da escassez, mais vulneráveis ao metabolismo das multidões e mais responsivas aos projetos comunitários, mais cooperativas, mais diversas e plurais (não admitindo apenas uma única fórmula internacional mas múltiplas experimentações glocais).
Ora, tudo isso aponta para uma nova reinvenção da democracia. Mas mesmo nos países democráticos atuais, o processo eleitoral tem sido usado, em muitos casos, para enfrear a democracia, não para consolidá-la, expandi-la ou democratizá-la (quer dizer, para dar continuidade ao processo de democratização). Vejamos o caso do Brasil, em que as eleições têm sido instrumentalizadas como artifício de um grupo privado autocrático contra a democracia. Como se sabe, além de não ter proteção eficaz contra o discurso inverídico, a democracia também não tem proteção eficaz contra o uso da democracia (notadamente das eleições) contra a própria democracia.
A Venezuela é o exemplo mais flagrante de país democrático que virou na prática uma ditadura usando o processo eleitoral. É claro que o Brasil é diferente. Mas as diferenças entre o Brasil e a Venezuela não estão no fato da orientação de seus governos serem muito diferentes (não, ambos são autocráticos) e sim no fato de que a sociedade brasileira é mais complexa e suas instituições são mais sólidas".

fonte: www.pt.slideshare.net/augustodefranco/quando-as-eleies-conspiram-contra-a-democracia 

Casa grande e senzala no século XXI


Os quartinhos de empregada são a fonte de renda dos diferenciados das zona sul centro. Assim como o investimento em imóvel, a oferta de vagas torna se uma atrativo exploratório de trabalhadores demandados por habitação próximo ao trabalho. É sob essa lógica que a cidade vem sendo estruturada. A demanda é estimulada pela política do Estado, que cria apatite pela escassez potencializando a economia, o tal desenvolvimento econômico, mesmo que este se valha de desigualdades sociales, que perturbam a convivência entre diferentes, deixando margem para conflitos de toda ordem. Assim o capital é a mola mestra nestas dinâmicas sociais, sempre promovendo desigualdade, hierarquias, concentração de poder, injustiças e injúrias pessoais em nome da sustentabilidade de quem? Quando acontecem eventos de impacto midiático, todos se apressam a encontrar os culpados. Mas quem são os cúmplices da falácia praticada pelo Estado? Nessa tragédia a ponta do iceberg são as ações criminosas e as passíveis de desvio de conduta, corrupção, preconceitos variados, declínio da moral, fuga da realidade, tergiversação fantasiosa, psicopatias sociais dão a real dimensão do obstáculo que se impõe na frente do Titanic Brazil, prestes a dar de frente com sua própria mostruosa obstinação: ser grande e imponente diante do sistema de subversão da exploração da sua própria nação/gente. Como um parasita que se alimenta a partir de seu hospedeiro. Comendo a carne e deixando a fratura exposta que sangra e corrói até o osso do mais desestruturado país.

fonte: https://www.facebook.com/groups/dividirapartamentorj/

"Outro foco de preocupação foi a ocorrência das mais perversas formas de contratação pelas empresas do centro-sul do país, que se dirigiam ao Estado em busca de mão de obra haitiana e de outras nacionalidades. Os trabalhadores eram selecionados entre homens jovens, por exemplo, pelo porte físico, espessura da canela, condições da genitália e idade inferior a 38 anos."

fonte: http://www.altinomachado.com.br/2015/05/mpt-aciona-justica-contra-governo-por.html

Nos porcos não crescerão asas jamais

Notícias dos vermes nas redes sociais em todo o BRasil

Desde as 6h da manhã de hoje, 70 militares armados estão fazendo um reconhecimento de campo no prédio da SABESP, em Pinheiros, para desenharem estratégias de proteção, no caso de alguma tentativa de invasão local pela população. Segundo a SABESP a ação do exército nas suas dependências é praxe, acontece quase todos os anos. Mas não é o que parece quando os funcionários, que ali trabalham, ficam surpresos diante da ação. Muitos contam dos boatos que rondam a empresa sobre a possibilidade de uma revolta popular, onde o prédio seria um dos alvos principais. No mês de abril, o exército já demonstrou preocupação sobre a possibilidade de se instalar um caos social em caso de corte drástico no fornecimento de água da região metropolitana de SP.

fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/27/politica/1432728524_009010.html


Molon analisa manobra que viabilizou aprovação do financiamento de empresas. Um episódio lamentável da Câmara na recente democracia brasileira. #ReformaPolitica #FinanciamentoEmpresarialNao #EquipeMolon
Posted by Alessandro Molon on Quarta, 27 de maio de 2015
Enquanto você dorme em Brasília o governo se prepara para os cortes no orçamento. Reformas?
Nem sinal.
Claro que você vai dormir tranquilo, você paga suas contas em dia, tem emprego estável, filhos educados e aquela herança ainda está rendendo "alguns" no banco, no exterior é claro, questão de precaução. Seus rendimentos estão em boas mãos com aquela consultoria financeira.
Mas você também sabe que os salários dos ilustríssimos políticos foram reajustados no início do ano entre 15-26% , enquanto que outras categorias salariais - inclusive o mínimo - ficaram na casa dos 8%. Eu sei, você é brasileiro, não desiste nunca. Então continua vivendo sua vida na segurança de seus investimentos particulares, fortalecendo a máquina do Estado e apoiando os cortes nos programas que visavam o crescimento econômico e o desenvolvimento social no país.
Ser cidadão é exatamente isso aí, garantir sua aposentadoria e curtir o final da vida viajando por aí, e quem quiser que corra atrás de seu pé de meia! É exatamente isso que o pessoal lá de Brasília estará fazendo essa semana.

‪#‎PátriaEducadora‬
‪#‎BrasilUmPaísDeTodos‬
‪#‎GovernoFederal‬

Esqueci de mencionar que os grandes políticos representantes desse país também usufruem [gozam] de auxílio moradia. A final de contas o programa de habitação, que visa acabar com o déficit de moradia nacional desde 1950, anda meio na base do minha casa minha vida. Então eles também estão garantindo que nada falte lá nas humildes casinhas deles.





Piada nacional




Cartório do Rio de Janeiro se oferece para registrar as babás de Luciano Huck, nosso heróis midiáticos

Após o susto do pouso forçado pelo qual passaram Luciano Huck, Angélica, seus três filhos (Benício, Joaquim e Eva), duas babás-ninguém e os profissionais de aviação Osmar Frattini e José Flávio de Souza, um cartório do Rio de Janeiro se solidarizou oferecendo gratuitamente o registro de nascimento das duas profissionais domésticas envolvidas no acidente. Além do registro de existência real e objetiva, o Cartório do 5º Ofício de Notas, na Rua Real Grandeza, em Botafogo, custeará ainda o batizado atrasado de ambas na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, também em Botafogo. O cartório afirma que só não pode garantir que elas passem a ter acesso privilegiado aos serviços do SAMU.




DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS 


Programa de Aprendizagem 

Política a distância, ofertado pelo LABE=R (Laboratório da Escola-de-Redes), com 80 horas (estimadas) de duração, realizado totalmente pelo Facebook, de junho a setembro de 2014.

 

MÓDULO 1 - AS INVENÇÕES DA DEMOCRACIA

O que é democracia? Qual o sentido da primeira invenção da democracia pelos atenienses? Em que medida esse sentido se manteve quando os europeus modernos reinventaram a democracia? A segunda invenção da democracia (pelos modernos) continua adequada na transição atual para uma sociedade-em- rede?

MÓDULO 2 - UMA ABORDAGEM SOCIAL DA DEMOCRACIA

Por que e como foi inventada a democracia: há uma explicação propriamente social para a questão? Qual seria uma abordagem da democracia compatível com mundos de alta interatividade (como os que, em certa medida, já estamos vivendo)?

MÓDULO 3 - A FENOMENOLOGIA DA INTERAÇÃO EM MUNDOS ALTAMENTE CONECTADOS

O que é sociedade-em-rede e o que são 4. 4 redes sociais? Qual a nova fenomenologia da interação que já está se manifestando na sociedade-em-rede?

MÓDULO 4 - O QUE É APRENDER DEMOCRACIA

Por que é necessária uma alfabetização democrática? É possível ensinar democracia? O que é aprender democracia?

MÓDULO 5 - POLÍTICA, VERDADE, CIÊNCIA E OPINIÃO

Existe uma verdade política? A política é uma ciência? Quais as diferenças entre episteme, techné e doxa? Os seres humanos são capazes de se autoconduzir a partir de suas livres opiniões?

MÓDULO 6 - POLÍTICA, GUERRA E PAZ

A política é uma continuação da guerra por outros meios? A política democrática é uma “arte da guerra” ou uma “arte da paz”? A democracia é uma questão de ‘modo’ ou uma questão de ‘lado’?

MÓDULO 7 - LIBERDADE E IGUALDADE

O sentido da política democrática é a liberdade ou a igualdade? “Não adianta ter democracia se o povo passa fome”: essa afirmação é democrática ou antidemocrática?

MÓDULO 8 - DEMOCRACIA COMO REGIME DA MAIORIA OU DAS MÚLTIPLAS MINORIAS

A democracia é o regime da maioria? Quem tem maioria sempre tem legitimidade? Opinião pública é a soma das opiniões privadas da maioria da população?

MÓDULO 9 - FALHAS GENÉTICAS DA DEMOCRACIA

A democracia tem proteção eficaz contra o discurso inverídico? A democracia tem proteção eficaz contra o uso da democracia contra a democracia? Quais os problemas da democracia representativa ser confundida pelos seus atores (para todos os efeitos práticos) com sistema eleitoral? A democracia representativa, ao virar um modo político de administração de uma estrutura desenhada para a guerra (o Estado-nação) adotou uma dinâmica adversaria (dita competitiva): em que medida isso dificulta a constituição de um sentido público?

MÓDULO 10 - PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS

A democracia representativa tem regras? Quais são essas regras e em que princípios elas se baseiam?

MÓDULO 11 - A POLÍTICA COMO UTOPIA DA DEMOCRACIA

É possível democratizar a sociedade sem democratizar a política? A democracia é uma utopia da política (ou é o contrário)?

MÓDULO 12 - A DEMOCRATIZAÇÃO OU RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA

É possível democratizar a democracia? Os problemas da democracia representativa podem ser solucionados nos marcos da própria democracia representativa? Esses problemas podem ser solucionados com a abolição da democracia representativa? É possível reinventar a democracia? É desejável fazer isso?

MÓDULO 13 - NOVAS CARACTERÍSTICAS DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE-EM-REDE

Quais as principais características que novas experiências de democracia deveriam ter para ser mais compatíveis com a sociedade-em-rede? Democracia distribuída ou descentralizada? Democracia interativa ou participativa (e adesiva)? Democracia direta ou indireta? Democracia com ou sem revocabilidade? Democracia com lógica da abundância ou da escassez? Democracia de multidões ou comunidades (ou ambos)? Democracia cooperativa ou competitiva? Democracias globais, locais ou glocais? Uma nova fórmula ou muitas fórmulas de 6. 6 democracia? Democracia em países (Estado-nações) ou ilhas democráticas na rede?

MÓDULO 14 - LEITURAS FUNDAMENTAIS SOBRE DEMOCRACIA

A primeira invenção da democracia: o que ler? A segunda invenção da democracia: o que ler?

MÓDULO 15 - A TERCEIRA INVENÇÃO DA DEMOCRACIA

As novas democracias na sociedade-em-rede: o que inventar?

A inscrição deve ser feita no link https://www.sympla.com.br/democracia- e-redes-sociais

Metallica - Live Shit Seatle 1989 Full Concert w/ Lyrics


 

Recorded at the Seattle Coliseum, Seattle, WA on August 29 and 30, 1989.

Setlist:

1. "Blackened" 00:01
2. "For Whom the Bell Tolls" 07:00
3. "Welcome Home (Sanitarium)" 12:05
4. "Harvester of Sorrow" 19:25
5. "The Four Horsemen" 25:30
6. "The Thing That Should Not Be" 31:20
7. "Bass Solo"/"To Live Is to Die Jam" 38:28
8. "Master of Puppets" 45:40
9. "Fade to Black" 54:32
10. "Seek & Destroy" 1:03:15
11. "...And Justice for All" 1:11:45
12. "One" 1:24:08
13. "Creeping Death" 1:32:20
14. "Guitar Solo"/"Little Wing" 1:40:00
15. "Battery"/"The Frayed Ends of Sanity" 1:46:43
16. "Last Caress" 1:56:20
17. "Am I Evil?" 1:57:40
18. "Whiplash" 2:01:48
19. "Breadfan" 2:08:00

¹ Metallica - Freeze 'Em All: Live in Antarctica (FULL CONCERT) [HD]

Creeping Death (1:25)
For Whom the Bell Tolls (7:47)
Sad But True (12:28)
Welcome Home (Sanitarium) (18:58)
Master of Puppets (25:58)
One (34:12)
Blackened (41:58)
Nothing Else Matters (50:01)
Enter Sandman (55:06)
Seek & Destroy (1:02:20)

On December 8, 2013 we set a world record by becoming the first and only band in history to perform concerts on all seven continents in under a year! Watch us play for a small group of fans and research scientists in a little dome at the Carlini Argentine Base in Antarctica! Thanks to Coca-Cola for putting it all together and to Burton for keeping us warm!

You can download the audio from the show as a MP3, FLAC, ALAC, FLAC-HD, and ALAC-HD at LiveMetallica.com. http://bit.ly/FreezeEmAll

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